segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Síndrome Locked-in::::


Nesse fim de semana li uma matéria da Revista Época que contava história de Leide Moreira, uma advogada de 60 anos que à 3 anos convive com a Síndrome de Locked-In, que quer dizer mais ou menos trancado em si memos,uma doença que causa paralisia nos nervos e vai degenerando o indivíduo até a morte.
Hoje, Leide só consegue mexer com um pouco de dificuldade o globo ocular,pois todas as demais partes do corpo estão paralisadas, ela se alimenta por sonda e faz sua necessidades fisiológicas por sonda também.
O que me chamou a atenção nessa história não foi a síndrome em si, mas a capacidade que essa mulher tem de reverter um quadro por mais triste que ele pareça, pois mesmo com esse sutil e único movimento no globo ocular escreveu um livro de poesias chamado “Poesias para me sentir Viva.”
Fiquei estupefata e ao mesmo tempo envergonhada, pois nos queixamos de tudo por tão pouco e desistimos de tantos sonhos por muitas menos limitações do que essa.
Será que não já está na hora de darmos um grito de liberdade e pararmos de culpar outros por nossas próprias paralisias?
Embora Leide não declare ser cristã, acredita piamente que sua cura virá e enquanto ela não vem, ela não jogou a tolha, mas pelo contrário tem buscado fazer daquilo que poderiam ser seus piores dias, uma das melhores lições de vida.
Pense nisso!
“Sinto falta de correr, conversar, brincar com meus netos”, diz Leide. Apesar das limitações que deixam seu corpo inerte, ela afirma ser feliz. “Vamos continuar vivendo. Nossa imaginação pode tudo”,


Ter tudo não significa ser completo,mas ser completo significa não desistir de fazer tudo que se sonha.


“Esquecendo-me das coisas que para trás ficam prossigo para o alvo.”Filipenses 3:13,14

Naza Souza::

4 comentários:

Anônimo disse...

muito interessante essa história, apesar dela não poder mais se divertir ela ainda tem esperança de que vai ser curada não sabe quando, mais somente espera. Que isso sirva de lição nas nossas vidas que as circustâncias não venham paralizar os nossos Sonhos!!!

Unknown disse...

Essa história nos faz pensar em muitas coisas. POdemos atraves dela falar sobre motivação, sobre superação, sobre aproveitar a vida. Mas ela me fez pensar sobre o que fazemos do nosso tempo, a forma como o aproveitamos. Creio que Deus é um ser perfeito e como tal criou todas as coisas para funcionarem perfeitamente. Sendo assim, as 24hs que o dia possui deveriam ser suficiente para darmos conta de todas as nossas atividades. E por que não são? Suspeito que se o tempo não tem sido sufieicnte é porque ou o estamos aproveitando mal, ou estamos fazendo coisas além do que deveriamos fazer. Tenho me sentindo cada vez mais impulsionada a abrir mão de tarefas, não fazendo tudo que quero, mas apenas o que o Senhor manda, para que possa fazer tudo bem feito. Afinal, é princípio bíblico que devemos fazer tudo que vem as nossas mãos conforme as nossas forças.

Anônimo disse...

É impossível não repensarmos nossas vidas depois de uma história tão marcante. O amor pela causa é o que determina o quão forte a abraçamos. Em meio às limitações ela, Leide, ainda tem força e amor suficientes para muita luta. Temos que entender que algumas batalhas são ganhas não por subjugar o nosso inimigo, mas sim por tão-somente não se deixar vencer.
Parabéns pelo achado.

Anônimo disse...

É muitas vezes, desistimos das nossas conquistas por não olhar o outro lado da situação, pois por pior que seja a situação ela tem alguma lição a ser tirada... que a ESPERANÇA esteja sempre em nossos coração para que possamos prosseguir em direção ao nosso alvo.