sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Sinestesia::::



Todo esse papo sobre Sinestesia é fruto da matéria que li ontem na revista SUPER INTERESSANTE que data de abril de 2004 e essa matéria dizia claramente que dentre outras coisas a Sinestesia é uma espécie de associação que o individuo faz entre cores, cheiros e coisas. De alguma forma misteriosa, o distúrbio provoca um cruzamento de sentidos no cérebro. Por isso, a pessoa atribui personalidades às letras do alfabeto. Essa característica se manifesta de outras maneiras curiosas: O individuo vê letras e números coloridos, enxerga formas quando sente determinados gostos. A personificação da linguagem, no entanto, é a parte mais interessante. Ela não se encaixa na definição dos psicólogos para a sinestesia.
Quando eu comecei a ler me questionei se não tinha sinestesia também...Deixa-me explicar:
Desde que era menor, alem de comer talco, sabonete e naftalina por achar que o cheiro me reportava a um sabor eu sempre associei os dias da semana a uma cor, toda vez que pensava num dia eu pensava numa determinada cor e muitas vezes acabava vestindo uma roupa que eu achava que combinava com aquele dia.
Até hoje ainda penso assim só não faço vestir as roupas.
Vou dar um exemplo prático:
Domingo= Vermelho
Segunda=Azul
Terça=Amarelo
Quanta=Cinza
Quinta=Verde
Sexta=Lilás
Sábado=Verde
Quinta e sábado tem a mesma cor, só não me perguntem o motivo, pois eu não sei responder.
Talvez ao ler esse depoimento você também se pergunte se não tem sinestesia e eu quero te aconselhar a tentar desenvolver mesmo que você não tenha, pois é maravilhoso ver cores mesmo que o dia pareça descolorido.
Ainda que a minha quarta feira me lembre a cor cinza, não necessariamente tem haver com tristeza, pois gosto da cor cinza. O que quero dizer é que você precisa se dar ao direito de colorir os seus dias e fazer com que eles sejam mais felizes independente das circunstâncias, fazendo da sua vida uma grande tela de pintura onde cada dia é uma grande exposição de arte.
Viva os sinestésicos!!

“ Como imagina a sua alma assim é”
Provérbios 23:7a

Naza Souza:::

8 comentários:

Anônimo disse...

rsrs, gostei desse texto...
Eu particularmente acho domingo com cara de AMARELO.
Domingo de manhã ir para praia de biquine amarelo, tomar sorvete de cajá, e ainda ir para igreja vestida na cor amarela.. rsrs

Anônimo disse...

rs... interessante o texto

Rodrigo Brito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A interação dos nossos sentidos é algo realmente maravilhoso. Com razão dizem que cada um tem seu próprio jeito de amar, viver ou simplesmente sentir. Cada um integra seus sentidos conforme melhor lhe satisfizer, o que diferencia todas as experiências entre si, tornando-as todas únicas e especiais, ou, simplesmente, inesquecíveis.

Anônimo disse...

maria luiza- para mim o domingo representa o amarelo, segunda-branco e sexta-rosa.

Anônimo disse...

Amada
Deus é dono de todas as cores, qualquer outra conjectura ou assimilação vai terminar tirando o foco de quem lhe faz Feliz, Linda, Cheia de Esplendor etc... não esqueça Jesus Cristo é toda a razão de nossa vida " cuidado com as armadilhas do Diabo, como o Humanismo"
um servo

Anônimo disse...

"Viva os sinestésicos!!"
Desculpe, não quero ofender, mas o certo é SINESTETA.
Beijos.

Anônimo disse...

Eu queria desenvolver sinestesia, deve ser maravilhoso ver as cores te alegrando mesmo que vc esteja triste da uma dica de como desenvolver!
Eu vi um documentário e me despertou um serto interesse sobre o assunto e eu gostaria de ser sinestesico.

Me responda por Favor, estou esperando