quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Que é o responsável?:::


Tenho acompanhado pela mídia toda essa fatalidade em relação às chuvas que tem caído no Paraná, Santa Catarina e São Paulo e a cada cena que vejo o meu coração se aperta, primeiramente por compartilhar da dor das famílias que tem perdido seus entes queridos, pertences e casa e depois de indignação por perceber que todos acham diversas explicações para o que está acontecendo, mas pouquíssimos conseguem perceber que muito de tudo isso é o resultado da semeadura. Pode parecer que estou tentando justificar essa catástrofe, mas na verdade quero apenas refletir sobre responsabilidades.
Acredito que Deus fez tudo devidamente encaixado e para funcionar de uma maneira rigorosamente correta, no capitulo 1,2,3 do livro de Gênesis podemos constatar isso perfeitamente, mas o homem como sempre descontente em apenas ver sem tocar,busca dar uma “bulida”e são essas bulidas que tem destruído o nosso tão belo planeta.
Diante de tanto desespero é fácil culpar Deus o governador o prefeito ou até mesmo a moça do tempo por não ter previsto o que estava para acontecer, mas eu vos convido a parar e pensar no que você tem feito para evitar que mais catástrofes como essas aconteçam e interfiram no curso natural e ordenado das coisas.
O que está feito está feito e ainda que um grande mutirão consiga reconstruir bairros e cidades, nunca mais as pessoas que sobreviveram serão as mesmas, pois além dos seus bens o que muitos tinham de mais precioso foi tirado que eram suas famílias, contudo podemos evitar que mais desastres ecológicos aconteçam por aí e isso com uma simples ação; Torne-se responsável pelos seus atos e zele por aquilo que Deus criou para nós.
Se manifeste e não seja mais um que vai ter que chorar pela consequência de semeaduras erradas.
Manifeste-se, aja,reaja e conserve o seu presente.
Plante árvores, regue plantas, economize água, não jogue lixo no chão, elimine os plásticos da sua vida, varra a sua rua, mas não junte lixo no bueiro, não polua o rio e os mares, não pesque em época de desova... E assim você terá o prazer de dizer eu sou o responsável por isso.

Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Gênesis 3:3



Naza Souza:::

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Falsos Profetas, eles estão mais perto do que você imagina!


:::A tragédia de Jim Jones, 30 anos depois:::

Há exatos 30 anos, no dia 18 de novembro de 1978, ocorreu uma das maiores tragédias com motivação religiosa de todos os tempos. Naquela data, 909 seguidores da seita Templo do Povo, comandada pelo fanático James Warren Jones (o Jim Jones), cometeram suicídio coletivo na comunidade agrícola conhecida como Jonestown, na Guiana. O corpo de Jones foi encontrado junto ao de seus fiéis, com um ferimento a bala na cabeça.

O episódio foi o ponto culminante de uma história iniciada anos antes, quando Jim Jones, nascido no estado americano de Indiana, começou a reunir seguidores – em sua maioria, pessoas pobres e marginalizadas, muitas delas negras, que foram atraídas com promessas de uma vida melhor ao lado do pregador. O sonho de uma comunidade alternativa se concretizou em 1977, quando Jones e os adeptos da seita migraram para a Guiana. Jonestown era uma comunidade auto-suficiente, à semelhança do kibutzin israelense, estabelecida no meio da selva amazônica. Isolados, seus moradores viviam à margem do mundo, na Guiana (América do Sul). Viviam isolados, sem qualquer contato com o mundo exterior, sob pena de castigos que podia chegar a espancamentos públicos. Era absolutamente proibido opinar acerca das regras estabelecidas e uma das rotinas obrigatórias eram as longas pregações do líder.

Conta-se que os seguidores eram obrigados a satisfazer todos os caprichos de Jones. O dirigente podia escolher suas mulheres entre as seguidoras e interferir diretamente na maneira como as crianças deveriam ser educadas. O mundo só tomou conhecimento de que algo de muito grave acontecia na América do Sul quando o congressista americano Leo Ryan foi executado durante uma visita à seita. Ele foi até Jonestown a pedido de seus eleitores, acompanhado por dois jornalistas, e passou alguns dias conhecendo as instalações e o modo de vida imposto por Jones. Procurado por fiéis que desejavam desesperadamente sair dali, o deputado conseguiu transporte aéreo para levar um grupo de volta aos Estados Unidos. Antes do embarque, contudo, os homens de Jones mataram todos a tiros numa emboscada.

Jim Jones apercebeu-se que o fim da seita estava próximo, pois àquela altura o governo americano já montava uma força tarefa para acabar com a comunidade e libertar os fiéis, já considerados prisioneiros de um fanático. O falso pastor, então, reuniu todo rebanho para o último sermão. Falou dos inimigos, dizendo que a morte era melhor que a rendição aos infiéis. A certa altura, num ato extremo, exigiu que todos ingerissem um refresco com cianeto, um veneno mortal. Adultos, crianças e idosos obedeceram de bom grado, na expectativa de que a morte lhes abrira aporta para uma vida nova. Três seguidores de Jones, que conseguiram fugir antes do suicídio coletivo, sobreviveram para contar em detalhes as histórias de horror de Jonestown.
FONTE: REVISTA CRISTIANISMO HOJE

Esse texto me leva a pensar no que a falta de conhecimento real da palavra de Deus pode fazer ao homem...
Jim Jones talvez tenha sido um dos falsos profetas mais famosos e comentados nos últimos 30 anos, contudo não foi o primeiro e nem será o ultimo, pois dia a dia vimos homens e mulheres se dizendo pregadores, mensageiros e profetas e com seus discursos inflamados, ameaçadores e ao mesmo tempo positivistas vem atraindo uma multidão de seguidores.
A bíblia diz no salmo 1 que bem aventurado é o homem que tem o seu prazer na lei do Senhor e medida nela de dia e de noite...
O conhecimento está disponível a todos que desejem buscar a Deus e compreender um pouco mais o que Ele quer para nós,mas enquanto continuarmos tendo a bíblia como mais um livro de cabeceira ou auto ajuda, aparecerão falsos profetas se dizendo os únicos capazes de compreender a revelação e suicídios como esse de 1978 serão cada dia mais comuns.


Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que tomam conselho, mas não de mim; e que fazem aliança, mas não pelo meu espírito, para acrescentarem pecado a pecado.Isaias 30:1

Naza Souza:::

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

No meio do caminho tinha uma flor, tinha uma flor no meio do caminho....


Qualquer semelhança com os versos de Carlos Drumond de Andrade e esse título não é mera coincidência, pois foi a forma que encontrei de tentar traduzir uma visão que tive pela manhã enquanto caminhava para o trabalho.
Caminhamos de maneira tão distraída e programadamente todos os dias pelo mesmo caminho que não imaginamos que algo em algum dia poderá mudar a imagem da nossa estrada.
Pensamentos, emoções, dores, decepções e amarguras nos tiram do foco daquilo que pode florescer e nos permitimos ver apenas o que é o grande causador dos nossos males.
Encontrar uma flor amarela no meio do caminho não é apenas uma bela visão como também uma revelação de que nem tudo que aparentemente é comum e imutável de fato o é, pois nem tudo que é bom está a vista.
Essa flor me reporta a esperança e a certeza de que em todo caminho por mais tortuosa que seja podemos encontrar uma flor que fará crescer em nós um sentimento de fé e esperança para completarmos o trajeto.
Talvez tenhamos que passar muito tempo caminhando pelo mesmo caminho e vendo as mesmas coisas e situações,mas isso não impedirá que uma flor brote no meio da estrada e nos lembre que fé é crer além do que se vê.

O Deserto e o lugar solitário se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa
Isaias 35:1

Naza Souza:::

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Sinestesia::::



Todo esse papo sobre Sinestesia é fruto da matéria que li ontem na revista SUPER INTERESSANTE que data de abril de 2004 e essa matéria dizia claramente que dentre outras coisas a Sinestesia é uma espécie de associação que o individuo faz entre cores, cheiros e coisas. De alguma forma misteriosa, o distúrbio provoca um cruzamento de sentidos no cérebro. Por isso, a pessoa atribui personalidades às letras do alfabeto. Essa característica se manifesta de outras maneiras curiosas: O individuo vê letras e números coloridos, enxerga formas quando sente determinados gostos. A personificação da linguagem, no entanto, é a parte mais interessante. Ela não se encaixa na definição dos psicólogos para a sinestesia.
Quando eu comecei a ler me questionei se não tinha sinestesia também...Deixa-me explicar:
Desde que era menor, alem de comer talco, sabonete e naftalina por achar que o cheiro me reportava a um sabor eu sempre associei os dias da semana a uma cor, toda vez que pensava num dia eu pensava numa determinada cor e muitas vezes acabava vestindo uma roupa que eu achava que combinava com aquele dia.
Até hoje ainda penso assim só não faço vestir as roupas.
Vou dar um exemplo prático:
Domingo= Vermelho
Segunda=Azul
Terça=Amarelo
Quanta=Cinza
Quinta=Verde
Sexta=Lilás
Sábado=Verde
Quinta e sábado tem a mesma cor, só não me perguntem o motivo, pois eu não sei responder.
Talvez ao ler esse depoimento você também se pergunte se não tem sinestesia e eu quero te aconselhar a tentar desenvolver mesmo que você não tenha, pois é maravilhoso ver cores mesmo que o dia pareça descolorido.
Ainda que a minha quarta feira me lembre a cor cinza, não necessariamente tem haver com tristeza, pois gosto da cor cinza. O que quero dizer é que você precisa se dar ao direito de colorir os seus dias e fazer com que eles sejam mais felizes independente das circunstâncias, fazendo da sua vida uma grande tela de pintura onde cada dia é uma grande exposição de arte.
Viva os sinestésicos!!

“ Como imagina a sua alma assim é”
Provérbios 23:7a

Naza Souza:::

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Síndrome Locked-in::::


Nesse fim de semana li uma matéria da Revista Época que contava história de Leide Moreira, uma advogada de 60 anos que à 3 anos convive com a Síndrome de Locked-In, que quer dizer mais ou menos trancado em si memos,uma doença que causa paralisia nos nervos e vai degenerando o indivíduo até a morte.
Hoje, Leide só consegue mexer com um pouco de dificuldade o globo ocular,pois todas as demais partes do corpo estão paralisadas, ela se alimenta por sonda e faz sua necessidades fisiológicas por sonda também.
O que me chamou a atenção nessa história não foi a síndrome em si, mas a capacidade que essa mulher tem de reverter um quadro por mais triste que ele pareça, pois mesmo com esse sutil e único movimento no globo ocular escreveu um livro de poesias chamado “Poesias para me sentir Viva.”
Fiquei estupefata e ao mesmo tempo envergonhada, pois nos queixamos de tudo por tão pouco e desistimos de tantos sonhos por muitas menos limitações do que essa.
Será que não já está na hora de darmos um grito de liberdade e pararmos de culpar outros por nossas próprias paralisias?
Embora Leide não declare ser cristã, acredita piamente que sua cura virá e enquanto ela não vem, ela não jogou a tolha, mas pelo contrário tem buscado fazer daquilo que poderiam ser seus piores dias, uma das melhores lições de vida.
Pense nisso!
“Sinto falta de correr, conversar, brincar com meus netos”, diz Leide. Apesar das limitações que deixam seu corpo inerte, ela afirma ser feliz. “Vamos continuar vivendo. Nossa imaginação pode tudo”,


Ter tudo não significa ser completo,mas ser completo significa não desistir de fazer tudo que se sonha.


“Esquecendo-me das coisas que para trás ficam prossigo para o alvo.”Filipenses 3:13,14

Naza Souza::

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Barack Hussein Obama::


Ontem a noite fui dormir sendo bombardeada por todos os jornais sobre as eleições dos EUA e de fato eu nunca vi uma eleição tão comentada quanto essa.
Nossos irmãos americanos estão desesperados mesmo e até certo ponto me fazem lembrar as eleições em que elegemos pela primeira vez o nosso atual presidente da república Luis Inácio da Silva.
O Brasil estava querendo se agarrar a um fio de esperança e via em Lula a solução para muitos problemas e assim, indo de encontro a diversos paradigmas o elegemos um “ninguém” que viria a ser alguém.
Não quero Afirmar que Barack Obama é o Lula dos americanos, mas que ele já começou a quebrar um grande tabu isso posso afirmar...
Durante toda a história vimos o povo buscando escolher homens que julgavam ser adequados a sua nação, contudo nem sempre se escolhia o certo e com isso o povo perecia pela falta de sabedoria.
Eu acredito num governo estabelecido por Deus e como não sou onisciente não posso dizer se Obama é a salvação para a América, mas como cristã posso crer e profetizar que ele pode ser se Deus assim o quiser.
Nos Estados Unidos, na sua nota de dólar a frase: “Deus salve a América”.A muito deixou de ser uma profecia para ser apenas um símbolo, contudo espero que essa frase saia das “verdinhas” e comece a fazer sentido no coração daquela nação, pois embora conhecida antigamente como referencia cristã, perdeu o posto por trocar de Deus e confiar a sua salvação a homens e ao dinheiro.
Desejo sucesso no mandato de Obama, mas, além disso, desejo que ele seja um governante que governa guiado pelas mãos de Deus.

“Bem aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor e o povo a qual escolheu para a sua herança.”Salmos 33:12

Naza Souza::::

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

“Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá.”


(...) Um menino caminha e caminhando chega no muro..
e ali logo em frente a esperar pela gente o futuro está..
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar..

Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar..
Sem pedir licença muda nossa vida..
e depois convida a rir ou chorar..

Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá..
O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar..
Vamos todos numa linda passarela..
de uma aquarela que um dia em fim
Descolorirá....


Essa linda poesia do compositor Toquinho me faz viajar em pensamentos e refletir sobre o comportamento de boa parte da humanidade.
Conhecer ou ver o que virá talvez seja um dos maiores desejos do homem, pois todo o tempo o homem tem buscado desvendar o seu futuro, na tentativa de modificá-lo ou até mesmo de antecipar um fato pelo frívolo prazer do poder do controle.
Essa busca tem levado muita gente à loucura, pois todos os que já tentaram terminam descobrindo que isso é impossível e só o é pelo fato de que a nós não foi dado esse poder de prever o que virá e ainda que a tecnologia avance mais e mais o homem jamais será capaz de dizer com exatidão o que acontecerá amanhã.
É preciso compreender que a vida tem um principio e um fim e embora não possamos saber como será o amanhã, não significa que não possamos usufruir da boa parte dessa vida no presente, compartilhando o que temos de melhor e semeado boas sementes, pois mesmo que não saibamos em que tempo germinarão teremos certeza que no futuro elas darão frutos bons.
“Tudo tem seu tempo determinado e a tempo para todo propósito debaixo do céu.”
Eclesiastes 3:1

Naza Souza:::::