quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Fortis! Fortia! Força!


"Da expressão latina tardia fortia, derivada de fortis. Aliás, fortia, no latim clássico, era uma expressão poética relativa à força moral, à quilo a que hoje damos o nome de fortaleza, sendo assumida, depois pelos pensadores cristãos nesse sentido. Só depois passou a significar força física. Curiosamente, aquilo que hoje dizemos como força, dizia-se, em latim, virtus, donde veio a nossa expressão virtual, como a causa que produz um determinado efeito. Força, neste sentido, é a causa, a acção de um ente material capaz de alterar o estado de repouso ou de movimento de outro ente material. Tudo aquilo que é capaz de produzir ou alterar um movimento. Paradoxal evolução semântica, onde anterior virtus latina, de vis, isto é, a força física, deu em força moral, e onde a fortia, a força moral, com o actual sentido de virtude, deu em mera força física. Talvez porque violentia vem de homem, do radical de vis, viris. Porque virtus, era a qualidade própria do homem, do viril, isto é a coragem, que evoluiu para a habilidade daquele que é virtuoso."
Diante de todas essa explicações eu lanço a pergunta: De onde vem a sua força? E para embasar essa pergunta quero usar um pouco da historia do lendário rei Davi um homem que ficou conhecido pela sua força, inteligência e destreza para a guerra.
A Bíblia diz no livro de I Crônicas que Davi tornava-se cada vez mais forte, porque o Senhor era com ele.
Se hoje o rei Davi estivesse vivo, acredito que ele não titubearia em dizer que a sua força vinha de Deus, pois ele reconhecia que diante de tantas fortalezas e batalhas a sua força física não o teria levado a tantas vitórias.
Talvez sejamos “Davis” no principio da sua história; Estatura baixa, sem conhecimento de guerra e desacreditado pelas pessoas, mas não obstante a isso nada o impediu de receber a verdadeira força que é capaz de produzir e alterar o movimento.
Diante de grandes homens ele era apenas Davi o pastor de ovelha, mas diante de Deus se tornou Rei Davi o homem que marcou uma nação e foi capaz de comandar exércitos de valentes.
Podemos todas as coisas em Deus e Ele nos enche de Exousia, poder com autoridade para romper, conquistar e vencer.
“Posso todas as coisas naquele que me fortalece.”

::::Por Naza Souza::::

2 comentários:

Rodrigo Brito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Brito disse...

Palavras de sabedoria.
Existem diversas forças neste mundo em que vivemos (naturais e sobrenaturais). Algumas mais perceptíveis, outras nem tanto. O mais impressionante disso tudo é que a mais forte das forças só age quando nossos fracos corações permitem. Não existem limites para o agira de Deus, mas sim limites que criamos para a nossa fé n'Ele.