domingo, 7 de setembro de 2008

Ou Ficar a Pátria salva ou morrer pelo Brasil!


Hoje pela manhã estava assistindo ao desfile da Independência do Brasil e como é de costume após a incorporação da bandeira a banda executou o hino da independência que por sinal tem uma melodia muito linda...
Escutando aquele hino uma parte da letra me chamou a atenção e fez meu coração tremer a ponto de me fazer chorar.
A parte era a seguinte: “Ou ficar a pátria livre ou morrer pelo Brasil...”
E naquele momento eu me lembrei que quando era adolescente, na igreja cantava-mos um hino do HCC que tinha uma frase muito parecida com o hino da independência que era: ”Ou ficar a pátria salva ou morrer pelo Brasil...”
É interessante como determinadas palavras não fazem sentido algum para nós quando de fato não nos envolvemos com a causa, e pensando na independência do Brasil, talvez hoje milhões de brasileiros não considerem esse dia ou se quer se lembrem que ele existe por várias razões; Talvez não tenham sido incentivados pelos país, não tenha sido ensinados nas suas escolas,ou até mesmo sendo ensinados,motivados e lembrados,preferem ignorar essa data por considerar a independência do Brasil uma farsa...
Contudo desconsiderando todas essas possibilidades, tenho certeza que embora o nosso país não seja tudo aquilo que gostaríamos que fosse.Para aqueles que viveram no tempo passado e sabiam de fato o que era ser dominado,esse foi um grande passo que demos.
Só nos damos conta do que é ser independente quando olhamos para a China, por exemplo, que está na nossa memorai recente por conta das olimpíadas... Isso, pra não falar de outros países da África e Ásia que se encontram na janela 10X40 e em pleno século XXI vivem em regime de prisão econômica, social e principalmente espiritual.
Voltando a minha adolescência, quando eu cantava esse trecho do hino não tinha noção do quanto a minha pátria precisava de mim, precisava que eu me envolvesse e investisse e hoje quase 15 anos depois eu consigo me emocionar com a comemoração da Independência e não por um mero movimento político ou histórico, mas por entender que o Brasil não é um dos países mais amados do mundo à toa e nem tão pouco é considerado um celeiro de missionários por simples mérito “profético”, mas aprouve ao Senhor que chegasse para nós essa independência e liberdade para pregar o evangelho e para que nós brasileiros não só tivemos liberdade para entrar e sair de nações como também tivéssemos esse don de receber bem quem aqui chega.
Não tenho vergonha de ser brasileira, mas sinto-me triste por perdermos tamanha oportunidade enviada por Deus.
Hoje, eu canto com convicção: ”Ou ficar a Pátria salva ou morrer pelo Brasil.”
Naza Souza

Um comentário:

Unknown disse...

Acho que independente do que signifique a nossa independência política, consumada em 1822, mas fruto de um processo anterior a esse ano e a data específica (07/09), precisamos seguir lutando pra que o Brasil torne-se totalmente dependente de Deus e que como diz a música, termos uma pátria salva, depende de nós.