quinta-feira, 2 de julho de 2009

::::::Independência::::::


Ser independente... O anseio de cada um de nós. O que seria o processo de engatinhar, apoiar-se nos móveis, começar a andar, correr, se não a crescente possibilidade de nos locomovermos e caminharmos pelos caminhos que desejamos trilhar, sem precisar ser carregado ou totalmente direcionado.
No entanto, nunca deixaremos de precisar aprender caminhos. Posso saber andar em minha rua, meu bairro, mas preciso de orientação para andar em terra estranha. Dependo, em maior ou menor grau de alguém. E se você acha que não, pense o seguinte, aquele mapa, aquela placa que te guia... Pois bem, foi feito por alguém, por alguma pessoa.
Somos livres para escolher, mas não para não depender. Acredito que vivamos num processo de co-dependência.
Somos sujeitos de uma sociedade cada vez mais dinâmica, ao passo que eficiente distanciadora das pessoas e como sujeitos que somos precisamos nos entender nesse contexto.
O que você tem? Do que você precisa? Seu corpo por si só é suficiente? Seus sentimentos te bastam para sobreviver? E depois disso tudo, não haveria em você a necessidade de um preenchimento, de um sentido a existência que fosse além de você?
Precisamos de um sentido eterno ou... Estudamos pra que? Construímos por que? Investimos, não desistimos, amamos, perseveramos por qual razão? Precisamos de Deus.
Podemos e devemos sim, emanciparmo-nos daquilo que não condiz com o que queremos para nossa vida. No meu caso, emancipada do mundo, dos seus trejeitos e conceitos, mas jamais deixando de ser criança quando penso que sendo criança dependerei daquele que tem todo o poder nas mãos.
E nesse dia de proclamação da independência, onde um sujeito, como o corneteiro salvou um povo anunciando o inimigo, mas também foi salvo por um exército, como anda o seu conceito de independência. Acha-se auto-suficiente? Conhece os limites da sua liberdade ou está tão perdido que já se encontra libertino?
Atentou-se que tem todo direito de declarar-se livre, porque é um cidadão livre e a constituição garante. Pode também ser um filho de Deus e o sangue de Cristo te garante mais, muito mais liberdade, mas ela passa pelos caminhos da humildade, da comunhão, ou seja, da dependência.

Rebeca de Oliveira
Ministra de Dança do MIPI

Nenhum comentário: